Pesquisa local

sexta-feira, 8 de março de 2013

A máfia das religiões neopentecostais: Um negócio de fé.



Edir Macedo: "Ou dá ou desce!"
 A tão conhecida frase do intelectual e criador da doutrina comunista Karl Marx "A religião é o ópio do povo" jamais foi inglória, muito pelo contrário: Aplicou-se a inúmeros casos ao longo dos tempos, dando mais e mais exemplos terríveis do que o fanatismo é capaz de fazer na vida de um ser humano. Os registros bíblicos do Velho Testamento mostram histórias de guerras e massacres tão inimagináveis em questão de horror, que é impossível se fazer uma precisa descrição. O catolicismo assava indivíduos acusados de bruxaria, e incutia na mente da população européia que isto era natural, sendo nada menos do que a "Justiça Divina" além de ser a única forma de varrer o mal que tentava se alastrar. Após séculos de matanças em nome da fé, ainda podemos testemunhar com grande depreciação e pesar, as chamadas Seitas Apocalípticas tais como David Berg e os Meninos de Deus, e Jim Jones e o Temple Of  People (Templo dos Povos) onde mais de 900 pessoas cometeram suicídio coletivo num lugar isolado da Guiana Francesa. E é claro... As Religiões Neopentecostais. Que se não matam como nos exemplos anteriores, estão envolvidas num revoltante processo de "sangria", gerando imenso lucro ao explorar a credulidade pública.
 O charlatanismo, as doutrinas espúrias, os lances de curandeirismo primitivo e o jogo de interesses entre os líderes e os políticos, são coisas típicas desta modalidade de Cristianismo. Não que o catolicismo em dias atuais, esteja livre de adjetivações negativas, porém religiões evangélicas Neopentecostais são o que há de pior no campo da cegueira e da lavagem cerebral, rivalizando fortemente com as técnicas de lobotomização vistas em Hollywood, criando um verdadeiro exército de zumbis alienados, incapazes de enxergar qualquer outra coisa além do seu pastor empunhando uma Bíblia enquanto fala uma porção de bobagens aleatórias (Comumente chamadas de "línguas estranhas"). 

"Templo é dinheiro"

O templo de Salomão: Obra faraônica da IURD
 Um artigo muito interessante na nossa constituição federal, garante a chamada imunidade tributária para templos e locais de qualquer culto, haja vista o significativo desempenho de funções sociais e de caridade. E como se sabe muito bem, igrejas evangélicas brotam em todos os lugares com um incômodo semelhante ao de uma erva daninha ou até mesmo uma praga incontrolável. É lamentável constatar isso, uma vez que o dinheiro escoa para as mão desses patifes gerando uma verdadeira fortuna livre de impostos. Que além de servir para sustentar o luxo e a ostentação dos líderes (O Edir Macedo por exemplo, tem mais de 6 mansões e uma fortuna pessoal avaliada em 2 bilhões de dólares), também é utilizado para abrir mais e mais igrejas. Mas... Cadê o serviço social? Bem, este é feito sim, mas em proporções tão ínfimas, que chega ser até piada de mau gosto, tentar atribuir uma estimativa. A realidade dentro das igrejas evangélicas é outra muito diferente, onde se o "irmãozinho em Cristo" precisar de uma cesta básica ou uma reforma na residência, não será a instituição que irá ceder, mas sim os outros "irmãozinhos". Entrementes, a igreja cobra pontualmente os 10% e todos ficam felizes e contentes. Amém irmão?

Táticas sujas

 O princípio da coisa, segundo o próprio Macedo em seu famoso vídeo onde ensina outros pastores a pedirem o dízimo, é simples: A exploração do medo infantil que as pessoas têm, da figura do diabo: "O povo quer ver o ser pastor com coragem... O povo quer ver o pastor brigando com o demônio!". E de fato ele está certo. Na Universal, os líderes contam com a moral bíblica e a guerra psicológica para arrancar dinheiro dos incautos, pois você está "roubando o que é de Deus". Tudo dentro da igreja é permitido: Fofocas, intrigas, sexo antes do casamento, homossexualidade, mas não dar o dízimo é pecado capital. Imperdoável. O irmãozinho que não contribui é visto pelos demais como "a árvore que não dá frutos". Começam as pressões. Pressionam os irmãos; Pressiona o diácono; Pressiona o pastor, falando em línguas estranhas: Pronto, fudeu. O que eu faço agora? Não quero ir para o inferno... Senhor Deus, pai santíssimo, me perdoe por não devolver o que é teu por direito! - E lá está nosso irmãozinho em Cristo, dando todo seu salário para escapar do mármore do inferno. Esse vai passar fome, mas está livre do tormento. Tudo bem né, menor dos problemas, já não vai mais virar churrasco. 

Missionário R.R Soares: "Sejam patrocinadores!"
 Além do básico de todos os bandidos evangélicos que é fazer pregações mansas e distorcer textos bíblicos de modo a convencer o público a doar, o missionário R.R Soares (dissidente da Universal), conseguiu criar uma outra tática considerada como inovadora: A chamada distorção. Com ela, ele quase sempre evita o uso contínuo de expressões como "dízimo", "doação", "10%" entre outras mais incisivas, trocando-as por outra mais inofensiva e ambígua: Sejam patrocinadores. Ué, como assim "patrocinadores"? Que eu saiba, o patrocinador, dá apoio à pessoa ou grupo, times, equipes, ou eventos, mas obtém o retorno financeiro em cima da imagem e do nome de quem ele está patrocinando. Além é claro, de algumas vezes, usufruir de abatimentos fiscais. Nesse caso porém, os irmãozinhos estão patrocinando o grupo Igreja Internacional da Graça de Deus... E qual é o retorno deles em cima da imagem da Igreja? Bênçãos do altíssimo? E que eu saiba, todos eles pagam seus impostos, centavo por centavo. É um assunto para ser estudado em divã...

Valdemiro Santiago: Rico fazendeiro e criador. (sic)
 Temos também Valdemiro Santiago (outro que veio da Universal e que assemelha-se inteiramente ao seu arquiinimigo Edir Macedo no seu Modus Operandi) e o pastor Silas Malafaia... No seu rol de táticas para arrancar dinheiro dos otários fiéis, ele também faz o basicão utilizando a moral bíblica para fins de captação, mas ao invés da distorção ele se utiliza do chamado discurso polêmico onde ele esbraveja contra injustiças e causas religiosas como a dita perseguição, para conseguir mais fiéis, adeptos e simpatizantes. Dificilmente um programa seu é tranquilo: É famoso pelas suas afirmações esdrúxulas como a que fez em meados de 2010, comparando a homossexualidade com a zoofilia e a necrofilia e mais recentemente, demonstrou todo seu despreparo e falta de senso na entrevista com Marília Gabriela, ao falar sobre genética (algo que obviamente não lhe concerne) e ao atacar o público GLBT, dizendo que "Ama os gays da mesma forma que ama os bandidos").

Silas Malafaia: "falando de genética..."
De onde esta praga surgiu e como combatê-la?

A onda do neopentecostalismo, surgiu de maneira muito ousada nos EUA na década de 60, como uma vertente do evangelicalismo e pentecostalismo tradicionais. Só para deixar as coisas bem claras, as igrejas neopentecostais conservam fielmente algumas características vindas do pentecostalismo clássico, como por exemplo, no que concerne a aversão ao ecumenismo, a presença de líderes fortes e carismáticos, o uso dos meios de comunicação de massa, a participação na política partidária e a pregação da cura divina. Mas porquê eu considero como praga? Bom, além do já citado processo desavergonhado de sangria e alienação (que estreou em terras brasileiras com a IURD), O neopentecostalismo brasileiro é totalmente parecido com o norte-americano quando se prende a quatro "grandes" questões: Dízimo, aborto, homossexualidade e influência do islamismo. Há um conservadorismo muito forte nesses assuntos, mas um total relaxamento em outros temas. Trata-se certamente de aberrações éticas gigantescas. E o que é pior de tudo: O governo brasileiro não cria uma legislação eficiente que possa frear esses caras, muito pelo contrário. Lhes dá suporte, imunidade tributária e prestígio. A bancada evangélica do congresso, apoiada em textos bíblicos, quer a todo custo, ditar a vida das pessoas de acordo com crenças religiosas, numa tentativa de talebanizar a sociedade. Por esse motivo, recomendo para todos, sejam religiosos ou não, que evitem a todo custo, votar em candidatos evangélicos. Esses caras vão atrapalhar sua vida, até onde eles puderem. Vão lutar contra a liberdade intelectual, sexual e de opinião dos cidadãos e não satisfeitos, ainda vão lucrar com suas igrejas e ministérios religiosos milionários, explorando e controlando o povo que graças ao governo, não tem instrução e discernimento para se defender de oportunismos. E para aqueles que estão pensando em entrar em alguma das religiões citadas neste texto, um aviso: Vocês não sabem onde estão se metendo. Ou pelo menos acham que sabem. Façam um favor a si mesmos e à sociedade na qual vivem: Desenvolvam o hábito do estudo e da leitura. Menos a da Bíblia, tá?

2 comentários:

  1. Esses canalhas irão todos para o inferno

    ResponderExcluir
  2. Pra quem está indo a uma igreja neopentecostal,hábito de leitura deve ser, desenvolvido e principalmente o de leitura dá Biblia. Enquanto existir analfabetos bíblicos esses caras vão viver mamando na teta do povo.

    ResponderExcluir