Pesquisa local

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Cuidados com o aterramento

Nesse artigo venho mostrar o quanto é importante possuir um aterramento em bom estado, para evitar danos a seu equipamento. Vale lembrar, que este tutorial não ensina a FAZER aterramentos, mas sim a CONSERTAR os erros em um aterramento mal-feito.
Hoje em dia, cerca de 60% dos computadores domésticos possuem um aterramento mal-feito, seja por falta de dinheiro, ou falta de cuidado. E existem os que nem ao menos possuem um.
Começaremos então com a base: A corrente e seus dois tipos:


CORRENTE ALTERNADA Em outras palavras, é a corrente que passa pelas nossas tomadas. Não há uma padronização geral para a corrente alternada que alimenta os lares de todos os brasileiros. Mas sabe-se que a velocidade nominal da voltagem de 110 v ou 220 v e suas variantes (osciláveis) é unicamente de 60 hz. Chama-se de corrente alternada, justamente pelo fato de jamais haver uma voltagem certamente definida. Com a ajuda de um multímetro, podemos notar que a corrente oscila (ora está 120 v e depois cai para 113, que no mesmo minuto, sobe para 119, e assim por diante). Portanto mesmo que seja possível, o bom senso nos sugere NÃO ligar um equipamento tão frágil como computador, num ambiente assim.
CORRENTE CONTÍNUA É aí que entra a importância do nosso querido módulo estabilizador. Ele transforma toda essa bagunça mencionada acima, numa corrente contínua. Ou seja: 110 v fixos. Seu computador agora pode respirar aliviado, não é verdade?


TIPO DE TOMADA


 As tomadas bipolares (comumente usadas em ambiente doméstico) possuem respectivamente os valores F = Fase ou Positivo e N = Neutro ou Negativo. No pólo negativo da tomada, não passa voltagem alguma, capaz de causar dano. Sendo minimamente carregada como quase tudo nesse mundo, apenas o multímetro tem precisão suficiente para identificar a presença de nêutrons. Já as tomadas conhecidas como TRIPOLARES ou TRIFASES, possuem um terceiro plug inferior denominado T = Terra. No interior da tomada tripolar, existe uma conexão entre o fio-terra e o adaptador ou “buraco” que comporta esse plug extra… A seguir, mostro aqui uma seqüência de desenhos feitos em paint… Unicamente com o propósito de simular algumas situações:





 Na primeira situação, vemos que o fase e o neutro estão invertidos… Mesmo que o aterramento exista na prática, o usuário será pego de surpresa por alguns digamos… Choquinhos… Além de comprometer a longo prazo, a integridade do computador, acarretando aumento de temperatura do sistema, e danos permanentes aos capacitores da placa-mãe por conta de excesso de carga alojada (já que eles são componentes acumuladores).
 Na segunda situação, vemos que o fase e o neutro estão corretos, entretanto vemos também um clássico sintoma da pobreza: Ao invés do uso da tradicional e mais segura haste de cobre recoberta por aço, utilizaram um simples prego. Desnecessário dizer que é impossível dissipar 450 a 500 v numa pecinha que mal chega a 20 centímetros…
 E por último a situação que eu chamo de “fatal” é a demonstrada no terceiro exemplo: O neutro está no lugar correto, porém o fase ficou no plug do terra… Assim que o panaca ligar o módulo estabilizador, tudo vai queimar IMEDIATAMENTE inclusive o computador. Portanto jamais faça isso na sua tomada. 


ATERRAMENTO EM ÁREAS DE PRAIA


 Como bem se sabe, realizar aterros em áreas próximas à praia é mais complicado, justamente pelo solo não ter a consistência necessária para fincar a haste com segurança. Entretanto um amigo me contou uma estratégia muito legal para segurar a haste no solo.
Primeiro,  arrume um cano PVC com comprimento próximo ao tamanho da haste. Finque-o na terra primeiro até o fundo, tomando cuidado para não se acumular muita areia do local dentro. Dentro deste cano, adicione: Carvão, areia, argila e sal. Finque a haste através do cano preenchido com os ingredientes descritos. Por último puxe o cano para fora, de modo a deixar apenas a haste fincada na terra.
Segue o rabisco desenho abaixo:



















Obs.: Em qualquer aterramento que você fizer, preste atenção na voltagem liberada pela tomada (Operação de cálculo realizada a partir da medição prévia com o multímetro). O cálculo deve seguir o esquema a seguir:

F + N = 220 v
F + T = 220 v
N + T = 0,3 
(Resultado geral, não pode ser diferente. Caso seja, refaça TUDO e depois vá para o cálculo, até dar esse resultado).


ATERRAMENTOS EM REDE (LAN HOUSES E VARIANTES)


 Não há necessidade de explicar com imagens este esquema. Tudo que você precisa fazer, é Instalar três ou menos computadores para cada haste de 2000 v de resistência. Antes é claro, some a potência geral dos aparelhos e ligue-os na haste propriamente dita, como se fosse um aterramento qualquer. Prefira não instalá-los se a soma total da potência dos três estiver muito próxima de 2000 v (1800 v, por exemplo), e EM HIPÓTESE ALGUMA instale-os se a suas potências conjuntas ultrapassarem o limite de 2000v da haste. Além de não exercer a função de aterro adequada, os usuários dos computadores poderão sofrer descargas elétricas, entre outros danos anteriormente citados, aos aparelhos. Detalhe: O limite de computadores que podem ser instalados numa mesma haste de 2000 v é universalmente de TRÊS. (A menos que você consiga hastes que suportem resistências maiores, mas isso é um caso à parte). Além disso, não interessa quantos aparelhos você opte por colocar em cada haste: O espaçamento entre elas SEMPRE deve ser de 3 metros.  Respeite esta norma, e você não terá problemas em sua rede.


REDE ELÉTRICA DOMÉSTICA


 Sabemos que cada casa tem a sua rede elétrica interna certo? De fato, deixar um aterramento pronto e em perfeito estado para seu computador, é um salto espetacular, para evitar danos e aborrecimentos. Entretanto sempre existe essa ou aquela pequena coisinha que podemos fazer, para reforçar aquilo que já foi realizado. Antes de encerrar este post, observe a figura a seguir:




 Nesta rede descrita, existem inúmeras interferências que podem fazer alguma diferença na durabilidade dos componentes do computador. Pra isso, existe o uso de um componente elétrico bastante conhecido… O Filtro de Linha. Seu uso diminui drasticamente a interferência causada pela rede elétrica da casa, mas não a neutraliza totalmente. Para que isso seja possível, sugiro que você puxe o Fase e o Neutro diretamente do contador, criando assim uma rede exclusiva ao computador, sem a interferência dos outros eletrodomésticos. Seu computador agradece. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário